sábado, 9 de janeiro de 2010

Vendedor – A Evolução da espécie

A definição para vendedor conforme dicionário é: "Que tem por profissão, ofício ou ocupação vender"
Fonte: Dicionário Michaelis
Isso ainda é meio paradoxal, devido muitas Empresas e seguimentos encarar Vendedor como ocupação e não como profissão. Para entender um pouco essa profissão precisamos saber um pouco de sua origem:
A profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo, pois desde a era do escambo (trocas de mercadorias), as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos. Como profissão os caixeiros-viajantes foram os pioneiros (relatos históricos) que eram os profissionais que viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito bem vista, e os caixeiros-viajantes eram geralmente, pessoas que não tinham muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. E suas dificuldades eram muitas, ainda não existiam estabelecimentos hoteleiros, e os caixeiros, durante suas viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam quartos. Com o aumento dessa profissão surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram chamados.

Os anos foram passando e veio a era da industrialização, desenvolvimento, facilidades de vida e consumo, valorização de profissões, postos de trabalhos, economia e melhoria em toda ciranda econômica e como conseqüência melhoria de rendas e hábitos de consumo diferenciados e urbanização, facilidades domesticas... Agora não bastava ser mais um caixeiro-viajante, a profissão foi ganhando mais status pois, como as indústrias produzem em escala, precisava de profissionais para atender essa diversidade de produtos. Nasce o Vendedor! Mas bem visto na sociedade, conhecedor de características de produtos e apto para gerar valores para Empresas e famílias com o seu poder de persuasão e solução para o que parecia impossível. O Tempo passa e o comércio ganhou muito espaço na economia mundial, se tornando principal fonte de renda de milhares de municípios, muitas técnicas e métodos de vendas foram e vem sendo desenvolvidos para melhorar a capacitação dessa profissão.
Posso afirma sem medo de errar: “Ou você trabalha com vendas ou você trabalha para vendas”! Nasce o Marketing focado em estudar mercado, desenvolver marcas e conceitos e hábitos de consumo bem como entre outras funções estudar público alvos e desenvolver produtos e serviços. O mercado continua desenvolvendo e com o advento da internet nasce a globalização e os mercados se tornam aberto forçando essa classe a se desenvolver além do que, estavam acostumados a fazer: Conhecer produtos, suas características, relacionamento interpessoal...
Começa uma nova era nos anos 90 e o vendedor passa a ganhar Status de profissão com direito a cursos Universitários e MBA’s voltados a tornar esse profissional em um: Profissional de vendas!
Essas transformações levam também ao aumento de renda dos profissionais que na sua maioria não aumentaram sua capacitação profissional, ficando na zona de conforto e deixando de reciclar e perdendo espaço no mercado. O resultado dessa distração é catastrófico: Cada dia que passa, enquanto o mercado avança com cursos, palestras, Workshop, capacitação geral de seus Compradores e Gestores, o segmento comercial passa dificuldades em arranjar profissionais com esse perfil, bem como durante o processo de reciclagem há resistência de mudanças.
Em síntese: Aos profissionais que perceberam essas mudanças e se adequaram ao mercado, ou estão ocupando posições de lideranças ou estão bem perto disso. Onde eu me encontro nesse momento? Sou um vendedor ou um Profissional de Vendas?
O mercado precisa de Você! Se reavalie e procure assumir posição nesse mercado, que possibilita um rendimento acima da média e que tem uma forte influência na economia Global.

André Fernandes.
Blog Profissionais de Vendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blog Upp!!!