quarta-feira, 17 de março de 2010

Planejamento – Ferramenta indispensável – Parte I

A diferença entre um profissional bem sucedido e os demais é sua atitude junto com o tempo que dedica ao planejamento. Uma pergunta de retórica: “Você caro leitor, fez seu planejamento hoje antes de ir a campo”? Se positivo, meus Parabéns! Caso contrário não desanime, você está entre a maioria de um grupo de 70% de vendedores – Por que então é tão difícil para um vendedor se planejar? Essa pergunta ainda não teve acadêmico que conseguisse responder o porquê.


O planejamento está ligado ao organizacional e comportamental de cada profissional. Aqueles que enxergam as oportunidades de crescer dentro de uma organização se preparam para alinhar seus objetivos profissionais com o crescimento da empresa e passam a dominar suas responsabilidades com a perspicácia de uma águia: enxergam além do obvio.

Esses profissionais apreendem a dominar técnicas de vendas, negociações, pós vendas e acima de tudo conseguem manter um excelente Store Check. Sabem o que a empresa vendeu no mesmo período e no ano anterior, sabem suas sazonalidades, tendências de mercado, mudanças micro e macro econômica... Talvez você pergunte: O vendedor tem de ser também economista? Muito mais que isso! Precisa ter e dominar informações. Já parou para pensar que o consumidor entrava num supermercado para comprar apenas um creme dental e que agora ele se vê diante de uma gôndola sem saber que tem creme para dentes sensíveis, com flúor, com 12 proteções... Essas mudanças, a competitividade, a busca pela excelência tem levado cada dia a necessidade de mudanças por conta do profissional moderno.
O dia tem 24 horas para todo mundo, o que fazemos com ele é o que fará a diferença no nosso dia a dia. O planejamento pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral e anual... Vamos explanar cada um deles nas próximas matéria.

Aguardem a Parte II

Autor: André Fernandes
Blog: Profissionais de Vendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blog Upp!!!