domingo, 11 de abril de 2010

Administração do Tempo.

“Bom dia Paulo, como foi o final de semana meu amigo? Cara, maravilhoso, ontem foi para uma festa e sair de lá 01h da madrugada, perdi o horário e só cheguei agora no campo...” Amigo responde: “Você vai precisar correr, pois já são dez horas e hoje é um dos melhores dias de venda da semana” Replica Paulo: “Verdade, deixa eu correr.”


A profissão de vendas nos dar uma grande regalia, não bater cartão de pontos. Aí nasce uma característica mortal na profissão: Administração de tempo! Aliás, administração é um problema infernal na vida do vendedor, seja tempo, recursos, suas próprias finanças, família...

O fato do vendedor não bater ponto, o coloca numa situação inusitada: Imaginou um assaltante roubando a si mesmo? Pois é exatamente o que acontece com a maioria desses profissionais, eles roubam o próprio tempo. Isso é bastante sério, pois pense: Além do vendedor, qualquer outro emprego com registro em CLT a pessoa é dispensada do cartão de ponto – Cargo de confiança! Quando o vendedor, não administra seu tempo ele passa a jogar a confiança a ele depositada fora.

A clara percepção de sua importância na economia o transforma em um profissional de vendas. Ele começa fazer a relação tempo é dinheiro, tempo jogado fora é dinheiro jogado fora.

O profissional de vendas percebe que a área comercial é a locomotiva de todas as empresas e que uma atitude negativa pode colocar toda cadeia em perigo, pois se a empresa quebrar, afetará seus funcionários, fornecedores, seus dependentes, a escola de seus dependentes, o supermercado... É um grande efeito dominó.

É exatamente na administração do tempo que esse funcionário se destaca. Ele percebe que dia de semana, precisa dormir mais cedo para está disposto no dia seguinte, percebe, que visitas agendadas são mais produtivas e que as pessoas que conseguem ser esperadas são melhores atendidas. Respeita a agenda de seus clientes e com sua atitude adquire respeito mutuo.

Como o profissional de vendas pode administrar melhor seu tempo? Segue cinco dicas simples para evitar o desperdício de tempo:

• Planeje seu dia com antecedência.
• Adote o uso de uma agenda simples e prática.
• Busque cooperação com seus familiares para lhe auxiliar naquelas tarefas corriqueiras que sempre aparece – Quando não houver jeito, tente programar para seu dia mais fraco de vendas.
• Adapte suas visitas a um roteiro geográfico lógico, evitando ficar menos tempo no trânsito – Busque  
cooperação de seus clientes, isso também é uma venda.
• Comece avaliar o tempo de cada visita e de cada roteiro e a produção conquistada.

Lembre-se: "Tempo é dinheiro".

Autor: André Fernandes
Blog: Profissionais de Vendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blog Upp!!!